terça-feira, 22 de abril de 2014

Guerra(s) do Golfo e 11 de Setembro de 2001


Decidi usar a Primeira Guerra do Golfo como tópico da semana por ser abrangente em questão de países envolvidos, demonstrar bem interesses americanos e capitalistas, envolver questões atuais (assim como ambientais) e que deu origem a outros conflitos. Gosto de separar em tópicos para ficar mais fácil de entender, e é o que eu pretendo com esta matéria.

Obs.: nas charges está grifado em amarelo a explicação.
Obs2.: Segunda Guerra do Golfo e atentados de 11 de setembro na expansão do post.


terça-feira, 8 de abril de 2014

Análise literária: "A Metamorfose", de Kafka.


  A Metamorfose foi o primeiro livro solicitado a mim no Ensino Médio, e eu posso assegurar-lhe que fiquei assustada (não sei se foi o objetivo do professor ou se estávamos só começando e eu estava correta em assustar-me à primeira leitura). Em 85 páginas, Franz Kafka me trouxe sentimentos de aversão por um livro por sentir dificuldades em interpretá-lo. Os três dias que guardei meu tempo livre para o livro foram de questionamento quanto ao porquê de quase toda obra. Ainda me pergunto como conseguiria um homem escrever um livro em apenas vinte dias que causasse sensações tão raras e diversas no leitor. Eu dormia enquanto lia o livro, lendo os detalhes que me pareciam desnecessários, mas não deixava de dormir com certa dúvida em mente, angustiada. 

São 3 capítulos, todos detalhando as dificuldades de transição e convivência do protagonista como um inseto indefinido, de tamanho humano. O primeiro retrata o início da metamorfose, a dificuldade em relação ao trabalho. O segundo, a dificuldade nas relações familiares e sua rejeição. O terceiro, sua morte física. O narrador é Onisciente e a época indefinida, apesar do tempo cronológico. São cerca de 9 personagens durante toda a obra.