terça-feira, 23 de setembro de 2014

Reformas Religiosas e Contrarreforma


Mapa da Europa e as divisões religiosas
As reformas religiosas foram críticas em oposição à ação da Igreja Católica, que visava o enriquecimento com meios diversos. Entre eles a venda de indulgências, a qual afirmavam estarem vendo a salvação, o lugar no céu; e também a simonia (venda de objetos supostamente sagrados). Além de pecados cometidos por padres, como ter amantes.

As reformas mais marcantes ocorreram na Alemanha, com Lutero (luteranismo), na Suíça, com Calvino (calvinismo) e na Inglaterra, com a criação da Igreja Anglicana (anglicanismo).

Os principais aspectos que influenciaram a reforma foram:

O Humanismo, com a valorização do pensamento e interpretação, desenvolvendo-se a crítica; o questionamento do poder do Papa, por conta de Cisma do Oriente na França (dois papas, após o conflito de Felipe, o Belo e o Papa Bonifácio) e as revoltas populares, pela quantidade enorme de bens e terras possuídos pela Igreja, logo alguns nobres e reis deram apoio para confiscar tais bens. Além disso, há o apoio da burguesia, pois a Igreja condenava a prática da usura*.

*usura: na Idade Média, é o que hoje chamamos de juros. Era proibido pela Igreja por ser um modo de ganhar dinheiro por meio do próprio dinheiro e estar ligada à preguiça e avareza. 


Transpiração Vegetal: o básico

Definição: saída de H20 sob forma de vapor.
Ocorrência: estômatos e, menos incidentemente, cutícula.


DEMONSTRAÇÃO 

Método Gravimétrico das Folhas

No momento em que os estômatos de fecham (durante a noite, quando não há fotossíntese), a transpiração pelos os estômatos cessam e ocorre apenas a cuticular, que é em uma quantidade bem menor. Esse acontecimento evita a perda excessiva de água pela transpiração em excesso.

No gráfico ao lado,

  • Tt é o total;
  • Te é o tempo em que a folha realiza transpiração na cutícula e no estômato (abertos), ou seja, durante o dia;
  • e Tc é quando ocorre apenas transpiração cuticular. É notável a perda de peso (eixo y) bem menor.