quinta-feira, 26 de junho de 2014

Resumo geral de Filosofia (Hobbes, Platão, "Espanto")


  1. Por que, de acordo com Hobbes, os homens devem fundar o Estado? Porque precisam de uma autoridade maior para viver em harmonia. De acordo com Thomas Hobbes, os homens são inimigos, então em guerra. Por isso, precisa de um poder acima deles para que os obrigue a conviver em paz.
  2. O Espanto é uma motivação para explicar as coisas do mundo. Por que essa afirmação tem validade? Porque o espanto é o susto que temos ao nos deparar com o desconhecido, trazendo-nos medo. Para eliminar tal sentimento, procuramos o conhecimento, saber sobre a coisa que nos causou espanto. Assim, buscamos o conhecimento e a explicação para as coisas do mundo. 
  3. Pitágoras afirma a existência de uma arché formal e abstrata, que estrutura toda a natureza. Qual é ela? A matemática, os números.
  4. Leucipo e Demócrito, materialistas, afirmam que tudo é composto por átomos. O que isso pode dizer sobre a origem do mundo? Que ela não existe. Antes do mundo que conhecemos, o universo era átomos em caos.
  5. De acordo com o Atomismo de Leucipo e Demócrito, deve-se pressupor a ideia de "vazio". Como pode-se explicar isso? Como tudo é formado por átomos, que de acordo com eles são sólidos e indivisíveis, eles se movem e precisam de espaço para isso. Esse espaço, obviamente, não seria composto por átomos. Como os mesmos formam tudo, tal espaço seria o vazio. Provando assim, a mobilidade das coisas do mundo e a imutável imobilidade do ser. 
  6. No que consiste o dualismo platônico? No mundo das ideias (ideal) e no mundo dos órgãos do sentido (material), respectivamente o mundo inteligível e o mundo sensível. O mundo ideal seria o mundo perfeito, original, bom e eterno. Teria-se acesso pelo raciocínio e a ciência faria parte de tal mundo. Já o material é preparado para o erro, é uma cópia imperfeita do mundo inteligível, sofrendo ação do espaço e tempo. É corruptível.
  7. Qual é, de acordo com Platão, a função determinada para o filósofo? Libertar, facilitar a libertação.
  8. Por que, para Platão, não se pode conhecer verdadeiramente as coisas que mudam? Por que só é possível um falso conhecimento? Esse falso conhecimento, também conhecido como opinião (doxa) é o que podemos ter sobre o mundo material, reconhecido pelos órgãos dos sentidos, capazes de nos enganar. A ciência, o verdadeiro conhecimento, é apenas obtido indo além do mundo das sombras (metáfora da alegoria do Mito da Caverna sobre a Teoria do Conhecimento), enxergar as ideias e atingir o mundo ideal através da razão.
  9. Por que a Matemática leva o pensamento ao mundo inteligível? A Matemática é um saber que faz uso da lógica e é permitida/alcançada apenas pela racionalidade. Ela é abstrata, está no nosso pensamento.
  10. O que seria a "essência" de algo? É a realidade verdadeira, a ideia que nunca muda e está em nosso pensamento.
  11. O que era o Demiurgo, para Platão? Aquele que organizou o caos que era o mundo e o transformou no cosmos. Ele é o organizador do universo, que produz o mundo sensível baseado no mundo inteligível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário